segunda-feira, 4 de abril de 2011

Escova Progressiva

Eu faço faculdade de estética e cosmetologia, estou no ultimo ano e tenho que fazer um artigo cientifico, e um tema que me interessa muito é o efeito das escovas progressivas nos cabelos, fiz curso de cabeleireiro, e já fiz algumas escovas progressivas, o que eu noto é que o cabelo fica lindo depois da escova, mas parece que depois de um tempinho o cabelo fica, ai como eu posso descrever, estragado, começa a embaraçar, ficar opaco, parece que aquele brilho já era. Agora vamos entender o porquê disso. O Formol não alisa o cabelo ele é um conservante, tá disso to mundo sabe, mas o que nem todo mundo sabe é que o formol endurece o fio do cabelo como se fosse uma capa uma película externa e com esse endurecimento ele fica sem flexibilidade e quebradiço, por isso quebra. Os cabelos com progressiva têm essa película, que dificulta a penetração dos ativos dos condicionadores e dos cremes de hidratação, o que dificultando ainda mais o tratamento desses fios. Isso que eu acabei de falar em termos técnicos: O formol solubiliza óleos e, portanto, dissolve o cimento intercelular e a membrana celular que envolve as fibras de queratina tornando-as desprotegidas. A ausência desses componentes oleosos torna os cabelos endurecidos, sem maleabilidade e sem brilho.
Alem disso a progressiva deixa o couro cabeludo extremamente oleoso o que acarreta em: caspa, dermatite seborréia, queda, entre outros.

Hoje em dia outros ativos estão entrando no mercado a já famosa Carbosisteina esta substituindo o formol, mas ainda não se sabe muito dos efeitos colaterais desse novo ativo, esses dias eu estava vendo o youtube e vi um video super interessante, sobre um alisamento que parece de tioglicolato (relaxamento), porem utiliza-se um tipo de chapinha logo apos a aplicação, vou colocar aqui para voçês verem.

2 comentários:

  1. Noss moça, vc é muito inteligente, amei suas palavras, vou apresentar esse blog pra minha noiva e pras amigas dela!!!

    Nelson

    ResponderExcluir